Capítulo "Cidade Azul" n°793
Fundado em 26 de Setembro de 2016.

O Capítulo

O Capítulo "Cidade Azul" n793 da Ordem DeMolay é subordinado ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, foi fundado no dia 26 de Setembro de 2016 pelo corpo maçônico “UNIÃO MAÇÔNICA RIO CLARENSE” que reúne todas as lojas maçônicas da cidade de Rio Claro, São Paulo.
A instalação ocorreu no dia 03 de Dezembro de 2016, nesse mesmo dia 23 meninos iniciaram as fileiras da Ordem DeMolay sendo os fundadores do Capítulo "Cidade Azul" n°793.
Antes mesmo do Capítulo ter sido instalado os meninos que hoje fazem parte da Ordem DeMolay começaram a realizar projetos filantrópicos na Cidade de Rio Claro, mostrando a todos que o amor a Ordem DeMolay já existia antes mesmo de fazerem parte.
Estamos na I Gestão Administrativa do Capítulo que encerra-se em Julho, foram iniciados mais 13 irmãos em nossas fileiras e já realizamos 9 projetos filantrópicos em apenas 5 meses de funcionamento.
Esse é o Capítulo "Cidade Azul" n°793 que a cada dia busca mais a perfeição de seus membros e da sociedade.
O nosso Brasão foi criado pelo irmão Miguel Troppmair e possui a frase em Latim "Faber Est Suae Quis Que Fortunae", que possui o significado "Todo homem é o artesão da sua própria fortuna".
Ordem DeMolay

A Ordem DeMolay é a maior organização juvenil do mundo, de fins filosóficos, filantrópicos, e sem fins lucrativos, já tendo iniciado desde de sua origem, mais de 2,5 milhões de jovens. Trabalha alicerçada na máxima de que “educando-se o jovem estaremos nos eximindo da tarefa de ter que castigar o adulto”. Fundada em 18 de março de 1919 em Kansas City, Missouri, EUA, tem como objetivo formar jovens de 12 à 21 anos de idade, melhores cidadãos e líderes através do desenvolvimento e fortalecimento da personalidade e enfatizando virtudes indispensáveis para a boa conduta social. Ao contrário do que muitos pensam, nós não somos uma instituição Maçônica Juvenil, mas, unificada e dirigida por Maçons, organizada em sua origem como Supremo Conselho Internacional da Ordem DeMolay, em Kansas City, EUA.
A Ordem DeMolay não tem a pretensão e não deseja tomar o lugar do Lar, da Igreja ou da Escola nessa busca do aperfeiçoamento, mas coadjuvá-los com um programa de ensinamentos, visando uma boa cidadania à seus membros. É baseado no espírito de fidelidade, liderança, responsabilidade e busca de um ideal que a Ordem DeMolay trabalha os valores e virtudes de seus membros, na busca de um mundo mais digno e justo para todos, sem distinções. Os ensinamentos da Ordem orientam seus membros a se dedicar à felicidade de seus semelhantes, não só porque a razão e a moral lhes impõem tal obrigação, mas também porque esse sentimento de solidariedade os faz irmãos.
E quanto mais isto se intensifica, os países do mundo inteiro ficam mais próximos uns dos outros, ligando-se através dos jovens DeMolays que desenvolvem as Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay: Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia (educação), Companheirismo (amizade), Fidelidade, Pureza e Patriotismo. Assim, mais importantes se tornam as atividades e os esforços para alcançarmos a verdadeira compreensão mútua dos valores culturais e sociais de cada nação, independentemente de origem, raça, cor, nacionalidade, religião, língua e sexo.
Quando um jovem ingressa na Ordem DeMolay várias coisas passam em sua cabeça, como a idéia da grande responsabilidade que assumiu em estar entrando para “o maior exército de jovens do mundo”; pode parecer muito, mas dali já se forma a mente de um futuro líder que irá lastrear sua conduta aos moldes de Nossa Ordem.
Atualmente a Ordem DeMolay está presente em 13 países dos quais podemos destacar Brasil, Estados Unidos, Austrália, Japão, Itália e Alemanha e outros países desejam implantar a Ordem como Inglaterra, França, Índia e Noruega. Além dos Estados Unidos mais 5 países tem Supremo Conselho próprio incluindo o Brasil.